BIO





He’s not the baseball player that the Americans love so much and he’s not the writer from Uruguay that likes to be involved in noble causes. Even if he has good instincts like the first and the vision of the second, this Mário Delgado is Portuguese and guitarist, one of the more acclaimed in the new capital of universal jazz: Lisbon.

With classical studies, he learned to jazz in the school of the Hot Club of Portugal, and in this concert space he had the opportunity to play with many jazz giants from the States during their stay in this country. He frequented workshops with the likes of Bill Frisel, John Abercrombie, Barney Kessel, Kenny Burrell and Derek Bailey. You can’t hope for better training.

The Nineties found him interpreting standards, the mainstream ones but also some from the avant-garde scene. Transforming them in his own thing is a very struggled for pleasure he takes. In the change of the millennium he focused on his original compositions, namely in the context of Filactera, a project inspired in the world of comics. It was his definitive consecration: his Filactera quintet was voted best jazz Portuguese group for 2001, thanks to the very elegant free bop he proposes, with hints of rock and rhythm and blues, Be it hard driven or having the form of a ballad.

Another very well received project has his name and conviction on it: TGB, an unusual trio of tuba, guitar and drums with a strong New Orleans feel.






•Mário Delgado's records on clean feed
 













MÁRIO DELGADO

Mário Delgado nasceu em 62, começou os seus estudos na Escola de Jazz do Hot Clube, ainda quando José Eduardo e David Gausden leccionavam na cave da Praça da Alegria. Prosseguiu os seus estudos na Academia dos Amadores de Música onde estudou  guitarra clássica  com José Peixoto e Piñero Nagy, (completou o 8º Grau de Formação Musical, o 5º Grau de Guitarra Clássica e o curso básico de Acústica ).
Prolongou a sua formação envolvendo-se em seminários com alguns dos mais importantes guitarristas de Jazz contemporâneos como John Abercrombie, Bill Frisell, Ben Monder, Atilla Zoller, Kenny Burrel, Barney Kessel ou com mestres como Jimmy Giuffre, Red Mitchell, David Liebman, Steve Lacy, Han Bennink, Paul Motian e Joe Lovano, entre outros.
A sua experiência como pedagogo liga-o desde 1986 / 1999 à Escola de Jazz do Hot Clube (guitarra jazz, combo, harmonia e treino auditivo).
No período 97/2000 exerceu actividade docente na Escola Profissional de Almada, leccionando as disciplinas de Guitarra Eléctrica (Jazz) e classe de Conjunto.
Presentemente lecciona desde 99 na Escola de Jazz do Barreiro (guitarra Jazz e direcção do Ensemble da Escola) e desde 2005 na Academia dos Amadores de Música (guitarra improvisação) e Universidade de Évora. Para além de vários workshops, nomeadamente os cursos de Jazz de Loures e os II Encontros de Guitarra do Porto em 2000.
Participou em 1995 no " 6th Annual IASJ Meeting " (Encontro da Associação Internacional das Escolas de Jazz, que congrega Escolas como: Berklee College of Music de Boston , New Schooll of Jazz and Contemporary Music de New York , Taller de Musics de Barcelona e Hot Clube de Portugal) em Israel onde representou a Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal.
Desde 86  teve o previlégio de ter sido professor de alguns dos mais reputados guitarristas de jazz deste país, bem como de outros da escola clássica ou da área do rock.
Como músico de Jazz em 1992, Delgado junta-se ao guitarrista José Peixoto e ao percussionista José Salgueiro para desenvolver um projecto que culminará na gravação do álbum Taifas, cruzando um espaço musical que se abria ao universo das sonoridades árabes e mediterrânicas também presente na música do cantor Janita Salomé, com o qual Delgado gravou.
É ainda sob o signo do cruzamento de linguagens, mas desta vez numa aproximação heterodoxa às raízes portuguesas, que Mário Delgado e José Salgueiro se juntaram ao contrabaixista Carlos Barretto - para gravar Suite da Terra. O guitarrista divide-se actualmente entre vários projectos, nomeadamente Filactera, Filactera Redux, TGB, Trio de Carlos Barretto, Maria João e Mário Laginha, Quinteto de Rodrigo Gonçalves, Quinteto de Laurent Filipe, Carlos Bica “Single”.
Em 2005 recebeu o prémio Carlos Paredes atribuído pela Cãmara de Vila Franca de Xira ao disco Tuba Guitarra e Bateria do colectivo TGB (Carolino, Delgado, Frazão)

Discografia JAZZ

"Taifas"- José Peixoto, Mário Delgado, José Salgueiro
"Ad Lib(itum)" - Laurent Filipe & Orquestra Som do Mundo
"Suite da Terra" - Carlos Barreto, Mário Delgado, José Salgueiro
"Sempre" - Carlos Martins
“Silêncios” - Carlos Barretto Trio
“Filactera” - Mário Delgado
“Radio Song “- Carlos Barretto Trio + Louis Sclavis
“Undercovers” – Maria João e Mário Laginha
“Lokomotiv” - Carlos Barretto Trio + François Courneloup
“Tuba guitarra e bateria” – TGB – Delgado, Carolino e Frazão
“Tribology” – Rodrigo Gonçalves com Mark Turner e Perico Sanbeat
“Luz” – Laurent Filipe
“Tralha” - Maria João e Mário Laginha
“João” – Maria João
“Deambulações” -Jorge Moniz
“Labirintos” - Carlos Barretto Trio
“Matéria Prima” – Carlos Bica
“Evil Things” – TGB – Delgado, Carolino e Frazão


Discografia MÚSICA PORTUGUESA

“ Feia Bonita “ - Anamar
“ Lua Extravagante “ - Lua Extravagante
“ A Cor da Fogueira “ – Mafalda Veiga
" Raiano " - Janita Salomé
" A Voz e a Guitarra" -  "A Voz e a Guitarra"
“ Ao Vivo” - Orquestra Sons da Lusofonia
“ Canção do Bandido “ – Vitorino
“ Tatuagem “ – Mafalda Veiga
" Vozes do Sul " - Janita Salomé
“ Cristal ” – Ala dos Namorados
“ À Porta do Mundo “ – Filipa Pais
" Tão Pouco e Tanto " - Janita Salomé
“ Norte “ – Jorge Palma
“Mentiroso Normal” – Ala dos Namorados
" Estrela do Vinho " - Janita Salomé
“Abril” – Cristina Branco
“Kronos” – Cristina Branco
“Xinti” – Sara Tavares

Discografia MÚSICA PORTUGUESA  (produtor)

“ Eu “ – Isabel Silvestre
“ Aqui Tão perto do Sol “ – Paulo Ribeiro
“Feitiço” – André Sardet

DISTINÇÕES



- O Concerto Filactera no Angra Jazz 2001 foi incluído na lista dos melhores concertos do ano no Site  “Jazz Portugal” 





-O CD “Filactera” de Mário Delgado editado em Abril de 2002 para além de grandes elogios pela crítica especializada foi considerado na lista dos melhores discos do ano (Expresso, Blitz e All Jazz)

-O concerto TGB no Braga Jazz foi incluído na lista dos melhores concertos de Jazz de 2003, pelo Diário de Notícias.

-O concerto TGB no Festival de Jazz de Lagos foi incluído nos melhores concertos do ano de 2004 pelo site jazzportugal.




-O CD TGB foi incluído na lista dos melhores discos de 2004 pelo jornal Expresso e Diário de Notícias

-O tema “Só” do disco TGB  foi incluído no CD “Exploratory Music from Portugal” lançado pela revista WIRE no final de 2004.

-Em 2005 recebeu o prémio Carlos Paredes atribuído pela Cãmara de Vila Franca de Xira ao disco Tuba Guitarra e Bateria do colectivo TGB (Carolino, Delgado, Frazão).

-Menção honrosa na Festa do Jazz 2006 ao combo da Escola de Jazz do Barreiro